Publicado em

As semelhanças entre Breaking Bad e Death Note

Olá, leitores do blog Japan Zone, tudo supimpa? Faz um tempão que não posto um artigo bacana para vocês nesse site lindão. O que acontece é que a preguiça, trabalho […]

Olá, leitores do blog Japan Zone, tudo supimpa? Faz um tempão que não posto um artigo bacana para vocês nesse site lindão. O que acontece é que a preguiça, trabalho e falta de tempo são meus maiores inimigos para a criação de um novo texto. Mas espero que consiga arranjar mais oportunidades de produzir e compartilhar publicações para os queridos amigos que frequentam este humilde blog.

A maior razão para que tivesse a ideia e a vontade de escrever o que vem a seguir foi de ter acabado de assistir a fantástica série Breaking Bad. Se você ainda não assistiu e não quer tomar alguns spoilers da trama sugiro que saia daqui o mais rápido possível ou aproveite para ler um outro artigo, sugiro este aqui do colaborador Vlad. Se você decidiu continuar lendo, os spoilers são por sua conta e risco. Sinta-se devidamente avisado.

Ao assistir Breaking Bad, veio surgindo em minha mente algumas semelhanças com outra série queridíssima por mim, nada menos que o anime Death Note. Agora você deve estar pensando “O que uma coisa tem a ver com outra coisa?”. Calma, pequeno ‘faganhoto’. Observe o que irei apontar por A+B e veja se você não concorda comigo.

LIGHT X WALTER WHITE

light-death-note

As ações de Light são válidas?

Em Breaking Bad acompanhamos a transformação do pacato professor de química Walter White no maior traficante da costa oeste dos Estados Unidos, sob o pseudônimo de Eisenberg, após entrar em contato com a droga metanfetamina e seus respectivos lucros ao traficá-la, apresentados através de seu aluno Jesse Pinkman.

Já em Death Note, acompanhamos a transformação do pacato estudante Light Yagami em um assassino em série mundialmente famoso sob o pseudônimo de Kira, após entrar em contato com um caderno que possui as propriedades de matar qualquer pessoa que tenha seu nome escrito nele, trazido ao mundo pelo shinigami Riku, o Death Note.

Somente nessa sinopse já podemos notar as semelhanças nas motivações do personagem principal, porém existem muitas outras similaridades. Tanto White quanto Light, no decorrer de suas respectivas séries, se transformam de tal forma que suas respectivas personalidades são corrompidas pela nova ‘identidade’ que criaram para a execução de seus planos secretos. Isso fica mais nítido nos atos finais a ponto de não sabermos qual personificação está no comando de suas ações.

As duas figuras se escondem atrás deste alter ego sem rosto para que não sejam rastreados e seus familiares não sejam afetados, tornando-os assim invisíveis em suas práticas criminosas.

L X HANK SCHRADER

hank-e-l

Hank Schrader e L

É o rival intelectual, membro da polícia ou é bem próximo ao protagonista de várias formas. Em Death Note, L é o investigador da Interpol designado a descobrir a identidade do criminoso Kira e no decorrer dos acontecimentos é auxiliado pelo próprio Light (Kira), mas o que assistimos é uma verdadeira partida de xadrez com um ápice inacreditável (Se não assistiu, ASSISTA).

Em Breaking Bad, Hank é um policial e também cunhado de Walter White. Com essa proximidade sua investigação sempre chega perto demais em descobrir o paradeiro do famoso Eisenberg. Ele se equivale em muito com L, pois durante a maior parte do seriado sempre fica a um passo atrás mas mesmo assim muito próximo em descobrir e revelar seu rival.

 

 RIKU X JESSE PINKMAN

São os acompanhantes fiéis (ou não) do protagonista e catalisador que o traz para a corrupção. A posição de Riku na série é de apresentar inicialmente as regras do caderno em Death Note. No caso de Breaking Bad, Jesse é o responsável por iniciar o tráfico através da venda da droga. Inicialmente, é o único da trama que sabe da vida secreta do protagonista, o que ocasiona nos dois casos um certo conflito entre eles na forma como o protagonista age em determinadas situações, mas obviamente que Riku é muito mais passivo que Jesse guardando para si as decisões tomadas por Light.

Uma das conversas “nem sempre amistosas” entre Jesse Pinkman e Walter White.

Outros pontos relevantes:

  • White usa um produto que mata seus rivais em forma de ataque cardíaco dentro de um período especificado. Semelhante a forma como Light define as mortes no Death Note;
  • Hank também pode ser comparado ao pai de Light, Soichiro Yagami, por este pertencer ao grupo policial designado a investigar o Kira. Portanto nos dois casos, policiais parentes dos protagonistas são altamente presentes nas tramas;
  • As duas séries levantam questionamentos aos leitores e expectadores, mais especificamente nas motivações dos protagonistas. Se suas ações e escolhas são válidas para trazer um bem maior ao final de sua realização;
  • Ambos protagonistas são geniais em sua especialidade, porém possuem um ponto em total oposição: enquanto Light tem um futuro brilhante, Walter White está em total decadência profissional e familiar.
  • Death Note foi publicado entre 2003 e 2006 pela editora Shueisha. Já Breaking Bad, teve sua exibição iniciada em 2008 até o final de 2013;

Então, estas são algumas similaridades que encontrei nas duas séries. Tem bastante coisa que deixei de acrescentar por ser detalhes muitos pequenos para fazer uma comparação mais embasada. Peço a ajuda dos leitores desse infame blog. Vocês conseguem apontar mais pontos semelhantes entre essas duas séries?

Deixem seus comentários, até mais “pessoas”.

 

Camiseta Obrigado Manchete

Deixe sua opinião

  • Charles Calado

    são “similariedades”q tem em inumeros seriado ou animes,e não entendi o do anos de publicação e exibição não chega a ser algo consideravel

  • E ai, Charles? Tudo beleza? Sobre a data de publicação, levantei essa informação por que os criadores de Breaking Bad podem, de certa forma, terem sidos inspirados pela obra Death Note. As similaridades entre os personagens e suas funções nas duas obras, para mim, são evidências fortes de que isso ocorreu. Abraço e obrigado por comentar.

  • Evil Guy

    eu estou assistindo, estou na 2° temporada episódio 4 e me lembrou muito death note essa série, eu achava que era só eu que achava isso.

  • Fala Evil, tudo certo? Que bom que não somos os únicos 🙂 Abraço

  • Keito

    o nome é HEISENBERG… você escreveu errado duas vezes…